domingo, 15 de janeiro de 2017

Caldeirada de bacalhau


A caldeira é um prato que gosto imenso, mas raramente faço; pois aqui por casa não é consensual.
Os meus filhos não gostam e o meu marido come, mas não aprecia.
Num destes dias apeteceu-me uma caldeirada e resolvi fazer, mas de bacalhau.
Fiz uma alteração à tradicional caldeirada, fazendo um refogado, em vez de colocar todos os ingredientes no tacho ao mesmo tempo.
Realmente ficou com um sabor diferente; pois o molho ficou bem apurado em vez do caldo tradicional.
O meu marido comeu e até apreciou.

Fiz assim:

Ingredientes:

Postas de bacalhau
Cebola
Alho
Pimentos vermelhos
Batatas
Louro
Hortelã
Azeite
Sal
Tomate
Vinho branco
Água

Preparação:

Fazer um refogado com o azeite, cebola, alho, louro e tomate e depois adicionar o pimento às tiras.
Refrescar com o vinho branco e deixar cozinhar mais um pouco até o vinho evaporar.
Cortar as postas de bacalhau em pedaços.
Cortar as batatas às rodelas grossas.
Num tacho colocar uma porção do refogado.
Por cima colocar uma camada de batatas e depois o bacalhau.
Adicionar mais um pouco do refogado.
Finalizar com outra camada de batatas e o restante refogado.
Temperar com sal e uns raminhos de hortelã.
Adicionar um pouco de água.
Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando.
Servir com uma salada e pão torrado.

1 comentário:

  1. Gosto tanto de caldeirada de bacalhau! Quando fizeres estás à vontade para me convidar!! Beijinhos

    ResponderEliminar