segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Filhoses da minha mãe


A minha mãe faz as filhoses como ninguém, modestia à parte.
Ainda me lembro das noites de Natal a fazerem-se as filhoses ao lume.
A minha mãe estendia e o meu pai virava-as.
Eu gosto muito das filhoses com café.
São uma maravilha!
Deixo aqui a maneira como a minha mãe faz; pois eu nunca fiz filhoses.

A minha mãe fez assim:

Ingredientes:

1 kg de farinha com fermento
100g de margarina
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
Sumo de 2 laranjas
1 colher de café de sal
0,5 l de leite
Casca de um limão
Azeite
Açúcar e canela para polvilhar


Preparação:

Bater os ovos.
Levar ao lume a ferver o leite com a manteiga e a casca do limão e depois deixar arrefecer.
Num alguidar ( a minha mãe usa de barro) colocar a farinha.
Juntar os ovos,o sal, o sumo das laranjas e o fermento em pó.
Adicionar o leite morno e misturar tudo muito bem.
Se a massa estiver mole adicionar um pouco mais de farinha.
Amassar um pouco a massa até estar elástica. (não precisa levedar)
Na bancada da cozinha ( a minha mãe utiliza uma pedra mármore) pincelar com azeite e estender com o rolo pequenos pedaços de massa.
Cortar com o corta massas e fritar em óleo quente.
Retirar do óleo  depois de fritas as filhoeses de ambos os lados e colocar em papel absorvente.
Polvilhar com açúcar e canela.


1 comentário: