quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chanfana de peru



A minha imaginação e criatividade na cozinha tem que ser uma constante.
Mas nem sempre é assim e então recorro a muitos dos blogs que acompanho.
Quinzenalmente tenho que cozinhar para o meu filho levar para Leiria.
Tenho a preocupação de cozinhar o que ele gosta e de variar um pouco e também  confecionar pratos que possa congelar.
Havia comprado uma perna de peru  que era muito grande e congelei inteira.
Fiz algumas pesquisas e mais uma vez na página do facebook da Clara de Sousa  - A minha cozinha
encontrei o que precisava.




Fiz assim:


Ingredientes:




1 perna de peru (800grs +ou-)
2 cebolas
4 dentes de alho
1 dl de azeite
1 ramo de salsa
1 folha de louro
sal, pimenta q.b.
2 colheres de chá rasas de cominhos em pó
4 dl de vinho tinto
2 cenouras
30 grs margarina
0,5 dl de vinho do Porto


Preparação:


Limpar  a carne retirando os ossos. e cortar em cubos grandes.
Cortar a cebola em lascas e picar os alhos.
Juntar a carne, a cebola, o alho, o azeite, a salsa inteira, o louro, o sal, a pimenta e os cominhos.
Regar com o vinho tinto, envolver bem e deixar marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas.
Juntar as cenouras e a margarina aos ingredientes da marinada e levar ao lume.
Tapar e deixar cozinhar durante 45 minutos.
A meio do tempo juntar o vinho do Porto. Tapar e deixar acabar o tempo de cozedura.


Sem comentários:

Enviar um comentário