quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Migas de brócolos


Já referi aqui no blog que gostamos muito de migas. Em casa de uma família alentejana as migas não podem faltar; quer sejam as tradiconais ou as com um toque diferente.
Pois,por aqui, normalmente sobras de pão e legumes acabam numas saborosas migas.
A sugestão que apresento hoje é um pouco diferente; pois adicionei uns ovos batidos e ficaram muito saborosas. Foram o acompanhamento de carne de porco frita com massa de pimentão.


Fiz assim:


Ingredientes:

Brócolos
Pão alentejano duro
Alho
Azeite
Água
Ovos
Sal
Carne de porco (usei lombo)
Massa de pimentão
Vinho branco



Preparação:

Cozer os brócolos a vapor.
Cortar o pão e demolhá-lo em água fria.
Levar ao lume o azeite e alourar os alhos.
Juntar o pão bem espremido e desfeito.
Envolver bem no azeite e deixar alourar.
Juntar os brócolos cortados em pedaços pequenos e envolver tudo muito bem.
Adicionar os ovos batidos e deixar cozer e retificar o sal.
Reservar as migas em local quente.
Entretanto fritar a carne em azeite até ficar douradinha.
Rejeitar a gordura de fritar a carne e colocar as migas na mesma frigideira onde esta foi  frita.
Deixar tostar muito bem as migas, formando um rolo e virando várias vezes; para que fique com o aspeto douradinho.



3 comentários:

  1. Também eu adoro migas, sabem sempre tão bem!

    ResponderEliminar
  2. Acho que de brócolos nunca provei, mas também adoro migas. Só me falta a costela alentejana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tixa; pois eu a costela alentejana também não tenho, a minha costela é mais ribatejana. Mas depois de 26 anos a viver por estas bandas do Alentejo, as minhas costelas já têm um bocadinho do mesmo. Ai se têm!!! Então a comidinha, nem te digo, nem te conto. Gosto de tudo. Que desgraça calórica!
      Beijinhos

      Eliminar