terça-feira, 27 de setembro de 2011

Espetadas de carne de porco


Aqui por casa, há grelhados aos sábados. Normalmente é dia de peixe fresco, mas este último sábado fiz umas espetadas. Prefiro comprar a carne e fazer eu as espetadas a gosto de todos. Para os meus filhos que não gostam muito de grandes misturas faço só com carne. Para mim e para o meu marido costumo juntar outros ingredientes, chouriço, toucinho e legumes. 
As espetadas que apresento  foram confecionadas com carne de porco. Comprei pá de porco com osso, cortei as partes melhores em cubos e guardei a parte com osso para utilizar noutro prato. Ficaram muito saborosas e sucolentas.

Fiz assim:

Ingredientes:

Carne de porco
Pimentos
Toucinho (utilizei de porco preto)
Chouriço
Cebola
Pimentos
Mistura de especiaris para grelhados
Tempero de vinha d'alhos (utilizei do pingo doce)
Sal

Preparação:

Cortar a carne aos cubos e temperar com sal, tempero de vinha d'alhos e mistura de especiarias para grelhados. Deixar tomar gosto por uma hora.
Cortar o pimento, a cebola, o toucinho e o chouriço em pedaços.
Montar as espetadas alternando os ingredientes. Grelhar em lume feito com carvão.


Acompanhei as espetadas com abacaxi grelhado, arroz branco feijão preto (brasileiro) guisado e salada de alface polvilhada com coentros frescos.

Esta variedade feijão é muito do meu agrado. Normalmente compro o feijão em lata, mas desta vez comprei seco, cozi e congelei em caixinhas. 

Fiz assim:

Ingredientes:

Feijão preto cozido
Azeite
Bacon
Chouriço
Cebola
Alho

Preparação:

Levar ao lume o azeite e alourar ligeiramente a cebola e o alho. Juntar o bacon e o chouriço cortados em pedaços pequenos. Deixar apurar um pouco. Juntar o feijão e envolver bem. Retificar o tempero.

1 comentário:

  1. Também gosto do feijão preto (até agora só comi em lata). Também prefiro fazer as espetadas em casa, sabem tão bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar