sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Beringelas à grega


Habitualmente faço compras no Pingo Doce e costumo colecionar os folhetos que lá existem com receitas. Algumas são muito saborosas e super-fáceis de confecionar. Quem não tiver os folhetos poderá consultar as receitas em www.pingodoce.pt
A receita que apresento hoje foi adaptada de um desses folhetos e serviu para cozinhar umas  beringelas que andavam perdidas no frigorífico e que tinham que ser consumidas rapidamente.  Serviu de acompanhamento de um prato de carne.

Fiz assim:

Ingredientes:

1 beringela grande
1 cebola grande
2 tomates maduros
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
250g de cogumelos frescos
1 lata pequena de feijão preto
vinagre balsâmico q.b.
sal q.b.

Preparação:

Lavar a beringela, cortá-la em cubos (com a casca), salpicar com sal e deixar escorrer por alguns minutos dentro de um passador.
Colocar o azeite numa frigideira antiaderente  (eu usei a wok), deixar aquecer bem e juntar os cubos de beringela.Saltear em lume médio até alourar.
Juntar a cebola cortada em gomos grossos, o dente de alho laminado grosseiramente e o tomate cortado Deixar cozinnhar até a cebola amolecer.
Adicionar os cogumelos laminados e o feijão preto. Deixar apurar mais um pouco. Regar com vinagre balsâmico.
.



5 comentários:

  1. Deve ser bom. Adoro feijão preto, agora beringela nunca provei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não entendo muito de blogs, por isso não sei deixar mensagens pessoais. Queria perguntar onde anda a Sra Zezinha? Com a crise que se instala, porque não publica mais como aproveitar restos, ou da sua hortinha, etc. Adoro o seu cantinho e já tinha referido antes. Volte por favor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nia, julgo que deve andar um pouco distraida; pois desde que o blog foi criado tenho publicado todos os dias. No blog há várias sugestões de aproveitamentos e mais surgirão a seu tempo.
      bjs

      Eliminar
  3. descobri o teu blog e fiquei fã. cheio de dicas e receitas deliciosas. segue o meu também se gostares :) beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá. descobri o teu blog e fiquei fã. está cheio de dicas domésticas e de receitas deliciosas. segue o meu também se gostares. beijinhos

    ResponderEliminar