quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Empadão de carne


A sugestão que apresento hoje é uma maneira de aproveitar carne. Quando sobra carne das refeições costumo congelar. Depois utilizo de várias maneiras. Desta vez saiu um empadão que é muito apreciado cá por casa.
Fiz assim:
Fiz uma puré de batata ao qual adicionei duas cenouras que cozi juntamente com as batatas. Daí a cor amarelada que o empadão apresenta. O puré foi confecionado da maneira habitual: batatas e cenouras passadas pelo passevite. Depois juntei manteiga, leite, noz moscada e sumo de limão.
As carnes foram picadas na picadora, Piquei também metade de um chouriço. Levei ao lume a alourar em azeite,metade de uma cebola, dois dentes de alho e louro. Juntei a carne e deixei apurar um pouco. Adicionei também ervas da provence (gosto muito de ervas aromáticas). No fim polvilhei a carne com um pouco de farinha e juntei leite.
No pirex coloquei uma camada de puré de batata, a carne e outra camada de puré. Para finalizar deve-se pincelar com gema de ovo batida ( não fiz porque não tinha ovos) e coloquei rodelas de chouriço. Levei ao forno até alourar.
Ainda me sobrou um pouco do preparado de carne com o qual fiz os pastéis de carne referidos no post anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário